Sincopol comemora conquista da vacinação de Policiais Civis

121

O Sincopol (Sindicato Regional dos Policiais Civis do Centroeste Paulista) comemora a vacinação contra a Covid-19 dos Policiais Civis de sua base de atuação iniciada a partir do dia 5 de abril. Em Marília, por exemplo, todo o contingente da Polícia Civil e da Polícia Científica já recebeu a primeira dose. A entidade vinha pressionando os municípios por isso.

Entretanto, a conquista da inclusão das Forças de Segurança entre os grupos prioritários atende principalmente reivindicação da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis) enviada ao Ministério da Saúde no dia 3 de dezembro de 2020. O Sincopol integra a entidade que representa os Policiais Civis em âmbito Nacional.

Como o Sincopol já divulgou anteriormente, em ofício dirigido ao então ministro Eduardo Pazuello a Cobrapol apresentou as razões para que os Policiais Civis e demais integrantes das Forças de Segurança fossem incluídos entre os grupos prioritários a serem atendidos.

Entre outros motivos, foi destacado o fato da categoria encontrar-se “na linha de frente no combate à pandemia e aos seus efeitos perversos à vida dos brasileiros”. Após a notificação, houve a inclusão das Forças de Segurança no Plano Nacional de Imunização (PNI).

No final do mês passado, foi a vez do governador João Doria (PSDB) anunciar o início da vacinação dos Policiais Civis e membros de outras forças de segurança. O Sincopol, por sua vez, vinha cobrando um posicionamento dos municípios.

O presidente da entidade sindical, Celso José Pereira, afirma que foi feita Justiça. “Os Policiais Civis, junto com os profissionais da Saúde, fazem são uma das poucas categorias que não pararam em nenhum momento, dando literalmente suas vidas em nome da sociedade”, afirma.

“Nada mais justo do que a inclusão dos Policiais Civis entre os grupos prioritários. Mas é preciso lembrar que nada cai do céu e isso só foi possível após muita cobrança e pressão em cima dos gestores públicos. O papel das nossas entidades de classe foi fundamental para esta vitória”, alerta Celso.

LEGENDA: CELSO JOSÉ PEREIRA, PRESIDENTE DO SINCOPOL