Sincopol apoia manifesto da União dos Policiais do Brasil

169

O Sincopol (Sindicato Regional dos Policiais Civis do Centroeste Paulista) apoia o “Manifesto dos Profissionais de Segurança Pública” divulgado esta semana pela União dos Policiais do Brasil (UPB). A entidade é composta por 25 sindicatos, associações, confederações e federações representativas de forças de segurança, como Policiais Civis, Federais, Rodoviários, Delegados, Escrivães, Penais e Guardas Municipais.

O texto condena as contrapartidas existentes na chamada PEC Emergencial, que institui nova etapa do Auxílio-Emergencial para a população, mas novamente pune os servidores públicos. Entre as regras está o congelamento por período praticamente indefinido dos salários, há anos já defasados.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em 2º turno, o texto-base da PEC. De acordo com o texto, quando as despesas obrigatórias da União chegarem a 95% do total de despesas previsto pelo teto, medidas de contenção de gastos serão adotadas automaticamente.

Neste caso, o Governo Federal estará proibido de conceder aumento de salário a servidores; contratar novos funcionários; e criar bônus.  

Manifesto

“O Governo brasileiro se aproveitou de um momento de calamidade e comoção para passar um pacote de medidas fiscais que em nada contribuirão para o arrefecimento da pandemia, que precisa ser erradicada com auxílio financeiro compatível, vacinas, distanciamento e uso de máscaras, e não por meio do desmonte do serviço público brasileiro”, diz o Manifesto.

De acordo com o posicionamento da UPB, as medidas vão aprofundar “o sucateamento dos órgãos e, notadamente da segurança pública brasileira, que mesmo durante a pandemia não paralisou suas ações, mantendo o trabalho presencial, a proteção à população e o combate ao crime organizado”.

“Por tais motivos, diante da inércia do governo e da tentativa de desinformar a população brasileira da realidade e da importância do serviço público, manifestamos profundo repúdio à forma como os servidores, dentre eles os profissionais de segurança pública, vêm sendo tratados e anunciamos que a mobilização de todas as categorias se inicia imediatamente”, conclui o Manifesto.

Sincopol

O presidente do Sincopol, Celso José Pereira, explica que a entidade faz parte da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), que por sua fez integra a UPB. “Não está descartada uma paralisação nacional das entidades que compõe a União dos Policiais do Brasil. Esse assunto, inclusive, tem sido destaque na grande imprensa nos últimos dias”, alerta o sindicalista. 

UPB

A UPB é composta por: ABC – Associação Brasileira de Criminalística; ABPC – Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística; ABRAPOL – Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais; ADPF – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal; ADPJ – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária; AGEPEN-BRASIL – Associação dos Policiais Penais do Brasil; AMPOL – Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil; ANAPF – Associação Nacional dos Policiais Federais Aposentados e Pensionistas; ANEPF – Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal; ANEPOL – Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Civil; ANSEF – Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal; APCF – Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais; CENTRAPOL – Central Única Nacional dos Policiais Federais; COBRAPOL – Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis; FENADEPOL – Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal; FENAGUARDAS – Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais do Brasil; FENAPEF – Federação Nacional dos Policiais Federais; FENAPERÍCIA – Federação Nacional dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal; FENAPRF – Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais; FENASPPEN – Federação Sindical Nacional da Polícia Penal; FENASSE – Federação dos trabalhadores no sistema socioeducativo; OPB – Ordem dos Policiais do Brasil SINDEPOL/DF; – Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no DF SINDIPOL/DF; – Sindicato dos Policiais Federais no DF SINPOL/DF – Sindicato dos Policiais Civis do DF.

LEGENDA: Sincopol, presidido por Celso José Pereira, integra a Cobrapol