REPRESENTANTES DO SINCOPOL DEFENDEM CARREIRA ÚNICA EM REUNIÃO COM PRESIDENTE DE CÂMARA

63

Representantes do Sincopol (Sindicato Regional dos Policiais Civis do Centroeste Paulista) se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e participaram de uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na última terça-feira (24).

André Luiz Gutierrez, presidente da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), entidade a qual o Sincopol é filiado, defendeu junto ao presidente da Câmara o projeto da Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil e apresentou as linhas gerais da proposta (Ciclo Completo e Carreira Única), que busca modernizar a instituição e torná-la mais eficiente na segurança pública nacional.

Já durante a audiência pública foi discutido o tema “O modelo de política no Brasil” com a participação de instituições e representações da segurança pública. Na reunião André Gutierrez também falou sobre a proposta de Lei Orgânica que já foi encaminhado ao governo, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP) e às lideranças do Congresso Nacional.

O presidente do Sincopol, Celso José Pereira, explica que a carreira única, prevista no projeto, já acontece na Polícia Rodoviária Federal, por exemplo. “Existe um escalonamento dos cargos em níveis crescentes de responsabilidade e complexidade, na qual o servidor, por meio de promoção, sobe verticalmente de um nível para outro, podendo chegar até ao último nível da carreira”, comenta o sindicalista

Celso explica que assim vão se “criando profissionais com conhecimento total, resultando em segurança pública eficiente”. O presidente do Sincopol representa policiais civis de aproximadamente 50 municípios da região abrangida pelas Delegacias Seccionais de Ourinhos, Tupã, Assis e Marília.

LEGENDA:  André Luiz Gutierrez, presidente do Cobrapol e representante do Sincopol